Energia a Partir Das Suas Janelas

E se pudesse gerar a sua energia a partir do sol mas em vez de células Fotovoltaicas tradicionais, através de células Fotovoltaicas transparentes?


celulas transparentes


Parece incrível mas pode vir a ser possível e muito em breve. É que uma equipa de uma universidade do Michigan, Estados Unidos, criou com sucesso um painel solar verdadeiramente transparente, uma inovação que poderá revolucionar a forma como se obtém a energia solar, onde cada janela é uma potencial fonte de energia. Imagine as possibilidades de ter, por exemplo, edifícios inteiros a produzir energia sem que para isso se coloque em causa a estética tradicional.

Já há algum tempo que se tentava colher a energia solar a partir de células fotovoltaicas transparentes, que permitisse adaptar a janelas sem que a iluminação e a visibilidade das habitações fosse significativamente afetada, no entanto, apesar de já se terem dado passos nesse sentido, as transparências anteriores eram bastante limitadas, sendo essa transparência apenas parcial e, normalmente, um pouco matizada.

A transparência total num instrumento de criação de eletricidade a partir da absorção da energia solar, é virtualmente impossível, isto porque esta energia é gerada por via da conversão dos fotões para eletrões, algo que não aconteceria num ambiente totalmente transparente, onde os fotões atravessariam totalmente o material sem que se desse a captura necessária à conversão.

Por essa razão não se pode esperar que um artigo desta natureza consiga ser muito eficiente, em versões anteriores as células solares semitransparentes conseguiram uma eficiência a rondar os 7%, nos últimos testes o protótipo atingiu apenas 1% mas os investigadores acreditam que se consigam atingir os 5%.

Pode parecer pouco, mas se tivermos em comparação a eficiência atual dos painéis fotovoltaicos (a rondar os 15% - 20% embora alguns já consigam ultrapassar esses valores) e as possibilidades, esta é uma enorme evolução com vista a um aproveitamento de superfícies desaproveitadas e que passam a servir de fontes perfeitas de energia, sem se colocar em causa a estética tradicional dos edifícios.

Veja, a baixo, o vídeo da Digital Trends.



Enquanto não chegam estas células Fotovoltaicas transparentes, opte pelas soluções tradicionais. Contacte-nos!


Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.