Portugal já Tem um Barco Movido a Energia Solar!

Já imaginou uma embarcação ecológica, que não emitisse gases nocivos para o meio ambiente, que não promovesse a perda de espécies nem contribuísse para as alterações climatéricas? Não precisa imaginar mais.


stella


Portugal tem vindo a demonstrar que, apesar das dificuldades económicas vividas nos últimos tempos, tem a capacidade de se reinventar e, mesmo com recursos bem mais escassos que a restante europa, consegue estar na vanguarda da técnica e da tecnologia.

Hoje, um exemplo disso mesmo, é a jovem empresa de construção naval SunConcept sediada em Olhão, que, apesar da sua tenra idade (iniciou a sua atividade em maio de 2015, ainda está no seu primeiro ano de vida portanto), conseguiu desenvolver um barco movido a energia solar.

O SunSailer 7.0 é então uma embarcação ecológica, que não emite gases nocivos para o meio ambiente, não promove a perda de espécies nem contribui para as alterações climatéricas.

Estreado no passado dia 4 de março, Jorge Severino, sócio e responsável pelo desenvolvimento e pela produção do SunSailer, afirmou à agência Lusa que essa estreia “Correu excelentemente, dentro das nossas expetativas, e [o barco] atingiu a velocidade esperada apenas com a ajuda da energia solar”.

O barco SunSailer 7.0 possui sete metros de comprimento, 2,4 metros de largura e dois motores elétricos ligados a baterias ocultas dentro da embarcação, sendo as baterias alimentadas através de seis grandes painéis solares fotovoltaicos que lhe dão um ar futurista, tendo sido lançado à água numa rampa ladeada pelas docas de Olhão.

O agrupamento de baterias proporcionam ao barco SunSailer uma autonomia considerável de oito horas de navegação sem a necessidade de luz solar.

O projeto SunSailer representa a aposta inicial da SunConcept ao materializar a visão de uma alternativa verdadeiramente sustentável às embarcações de recreio e trabalho, quer a nível económico, quer ecológico, demonstrando assim o compromisso com o fomento da náutica sustentável.

Jorge Severino explicou ainda que “O sol é uma energia que temos em grande quantidade e podemos utilizar de forma perpétua”, acrescentando que a ideia inicial era apenas produzir barcos de recreio, mas que rapidamente se deram conta de que podiam também construir barcos a pensar noutras atividades. Nesse sentido foi lançado este primeiro barco com capacidade para oito pessoas, mas existem já mais dois modelos em desenvolvimento. Um desses novos modelos será destinado à atividade marítimo-turística, com lotação para 14 pessoas. Por seu lado, o segundo modelo de embarcação, está idealizado para atividades profissionais, sobretudo a pensar nos mariscadores e viveiristas, com um porão aberto e de fácil acesso.


Sunconcept


A empresa emprega atualmente 10 pessoas, essencialmente ligadas ao desenvolvimento de modelos e à preparação de moldes para produção, e prevê reforçar esta equipa com mais 10 pessoas para iniciar a produção em série de barcos, com uma previsão de construção mensal de três a quatro barcos, que permita seguir com o objetivo exportar para todo o mundo este barco com marca da qualidade e da inovação portuguesa.

Se também quer contribuir para o melhoramento do meio ambiente, e ainda poupar na fatura elétrica, contacte-nos!



Eventos

  • NÃO HÁ NOVOS EVENTOS. +

    Subscreva a nossa newsletter e fique atento/a às novidades.
  • 1

Newsletter do Futuro

A subscrição não custa nada e a leitura também não.